Biodigestão anaeróbica e o Biometano

Biodigestão Anaeróbia (AD) é um processo biológico natural, onde a matéria orgânica é decomposta pelas bactérias. É semelhante à compostagem, mas difere na medida em que tem lugar na ausência de oxigênio.

screenshot-2016-09-18-21-34-27

O processo ocorre naturalmente em pântanos e também ocorre em aterros sanitários.

DA é um processo de 4 fases: hidrólise, acidificação, acetogenese & metanogenesi. Estas são palavras longas que descrevem o motivo que as vacas têm quatro compartimentos no estômago.

Um Sistema de Biodigestão Anaeróbico é um dispositivo para otimizar e controlar o processo de digestão para produzir:

– Biogás (composto por cerca de 60% de metano, 40% de CO2 e pequenas quantidades de hidrogênio, sulfureto de hidrogênio e vapor de água).
– B
iofertilizante (digestores).

DA tem sido aplicado por quase um século na indústria da água como o método preferido para a estabilização do lodo de esgoto, com produção de biogás visto como um bônus. Existem milhares de digestores na China rural, Índia e Nepal, onde plantas em escala de aldeia são importantes para a reciclagem de nutrientes no estrume e biogás que produzem para cozinhar e iluminar.

A tecnologia tem sido amplamente adotado em toda a Europa. Na Dinamarca, há uma série de plantas de DA em cooperativas agrícolas que produzem eletricidade e aquecimento urbano para as aldeias locais. Na Suécia, as unidades de biogás foram construídas para produzir combustível do veículo. Na Alemanha e na Áustria, encorajado por políticas de energia renovável do governo favoráveis, existem vários milhares de digestores para a exploração e tratamento de misturas de estrume, culturas energéticas e resíduos de restaurante, com o biogás usado para produzir eletricidade.

Biometano

O biometano derivado do biogás é obtido de resíduos essencialmente orgânicos, isto é, os provenientes das atividades agrossilvopastoris ou de certas atividades comerciais (por exemplo, os descartes de bares e restaurantes), excluídos daí o gás de aterro e o proveniente de estações de tratamento de esgoto. Resulta, após etapas de purificação do biogás, num combustível gasoso com elevado teor de metano em sua composição. Com isso, reúne características para ser intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações. A qualidade do biometano é regulamentada pela ANP por meio da Resolução ANP n° 8/2015. A especificação do produto encontra-se no Regulamento Técnico ANP n° 1/2015, parte integrante da citada resolução.

O biometano de procedência qualificada pode ser misturado ao gás natural e comercializado por meio de conexão à rede de distribuição de gás canalizado, ou então, na forma de gás comprimido, distribuído em botijões. (fonte ANP)

Os Benefícios da Biodigestão Anaeróbica

DA é um processo multi-facetada e possui um número de diferentes benefícios, como:

Gestão de resíduos

cow3200Multee Biogás realiza projetos de DA estabiliza resíduos orgânicos e impede a poluição indesejável. Metano, produzido de forma descontrolada (CH4) são evitados (CH4 é 22 vezes mais potente que o CO2 como um gás de efeito estufa), odores desagradáveis, mas todos são eliminados, orgânicos patogênicos são mortos (erradicação completa é conseguida pela inclusão de pasteurização) e sementes de ervas daninhas são destruídos .

Gestão de nutrientes

tractor200Resíduos orgânicos, incluindo estercos, contêm nutrientes valiosos, mas proporções significativas estão bloqueadas em formas indisponíveis. O processo de DA mantém todos os nutrientes e, sobretudo, converte-os em formas disponíveis que permite a uma fazenda planejar sua gestão de nutrientes e reduzir o uso de fertilizantes minerais dependente de combustíveis fósseis.

Energia renovável

biodigestãoDA produz energia renovável na forma de biogás. O biogás pode ser usado tanto em uma caldeira convencional, ou como combustível para uma unidade combinada de energia e de calor (CHP). Em alternativa, pode ser limpo de impurezas para usar como combustível para veículos ou injetada à rede de gás.