Empresa

Energee Biogás

Biogás

Biogás é o nome comum dado a uma mistura de gases que foi produzido pela decomposição biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade.

Como é produzido

A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).

O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.

Existem várias matérias-primas (substâncias orgânicas) que podem ser utilizadas na produção de biogás. Exemplos: parte orgânica de lixo urbano, lodo de estação de tratamento de esgoto, fezes de animais (porcos, bois, aves, etc.), vinhaça e resíduos orgânicos gerados pelas indústrias.

Para que serve

O biogás pode ser usado para geração de energia elétrica e em substituição aos gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural.

– O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.

– Com 1 m³ de biogás é possível gerar energia equivalente a queima de 1,5 m³ de gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo, GLP). Portanto, o uso do biogás é muito mais vantajoso.

Quanto custa

O custo de produção de biogás depende de sua fonte, que pode ser biodigestores ou aterros. No caso de aterros, o custo é marginal e decorre da estrutura de captação de biogás. Ja no caso da produção em biodigestores com o resíduo da agroindustria, o custo varia de R$0,15 a R$0,20 o metro cúbico.

Onde se encontra

A maior disponibilidade de biogás é nas regiões de produção agropecuária e nos aterros sanitários. A diferença entre os dois produtos se dá pela presenta de materiais como xiloxano, produto altamente tóximo, no biogás proveniente dos aterros.

Biometano

O Biogás pode ser transformado em energia elétrica e calor e/ou ainda em biometano.

Veja como a Multee pode lhe ajudar na definição da melhor alternativa.

O preço da energia elétrica e do biometano varia de estado para estado, de região para região. O preço da energia elétrica é regulado e definido em cada distribuidora individualmente. Já o biometano, o preço vai variar em função da localização, basicamente em função da distância das fontes de Gás Natural, a fonte mais barata de metano.